Manual dos Blogueiros e Editores Online | #blogdicasblogueiros ...bdb... blog dicas blogueiros

Manual dos Blogueiros e Editores Online

PARTE 2: Como e onde (Parte 

técnica - básico)

A) Quanto custa ter um blog?

Se você está começando a criar um blog agora, essa questão é muito importante. A maioria se pergunta: “Quanto vou precisar investir para ter um blog?”. A resposta é agradável: você não precisa gastar nenhum dinheiro!

                “Edney Souza, criador do site Interney, começou com um blog gratuito. Ao criar um blog só para passar o tempo, acabou ficando muito popular na internet. Vendo a quantidade de acessos que o blog tinha, Edney resolveu publicar anúncios como uma maneira de rentabilizar sua página e ganhar dinheiro.
                O retorno foi tão bom, que Edney largou o seu emprego como analista de sistemas para viver do blog, que cresceu e deu origem ao portal de blogs Interney.”

Há ótimas opções de criação de blogs gratuitos para todo o tipo de objetivo do blogueiro. E o melhor é que ele pode te dar um retorno muito eficaz, como no caso do Edney.
Hoje, existem sites – que são chamados de plataformas – que dão suporte para criar um blog gratuitamente e com recursos que deixam a página com cara de profissional.


B) Onde criar um blog 

gratuitamente?

“Alexandre Inagaki que é co-criador do portal Interney e autor do blog Pensar Enlouquece, Pense Nisso, começou com um blog gratuito no Blogger Brasil, serviço de hospedagem gratuita.
Com o tempo, o blog de Alexandre foi atraindo a atenção dos internautas e isso abriu caminho para que ele mudasse de endereço.
Atualmente seu blog integra o portal iG, onde a hospedagem do blog é paga. Entretanto, Alexandre aconselha aos iniciantes criar um blog no wordpress.com ou blogger.com, que são boas plataformas para criar a sua página gratuitamente.
O mais importante para quem iniciou um blog há poucos meses ou deseja iniciar um agora, é criar familiaridade com a ferramenta, desenvolver seu próprio estilo de blogar e, aos poucos, formar uma comunidade de leitores e comentaristas antes de dar passos maiores como usar domínio próprio, contratar um serviço de hospedagem e um designer para a criação de um tema personalizado.”

São diversas as plataformas de criação de blogs gratuitas. Entre as melhores estão o wordpress e o blogger: são simples e de fácil acesso, além de oferecerem pacotes pagos de recursos mais avançados. Alexandre está certo quando aconselha a criar um blog gratuitamente em uma dessas plataformas. São para quem está iniciando a vida de blogueiro agora, pois oferece ferramentas bem legais e a possibilidade de criar uma página bem profissional.
Existem diversos outros sites que permitem a criação de blogs gratuitos, mas ao longo desse manual vamos aprofundar mais as questões das plataformas wordpress.com e blogger.com, que são as mais populares no mundo dos blogs.



C) Conhecendo as plataformas 

(wordpress, blogger etc)

As plataformas de hospedagem gratuita mais conhecidas são o Wordpress e o Blogger. Nesse tópico vamos abordar as funcionalidades de cada uma. Assim você poderá escolher qual se encaixa melhor no seu perfil e objetivo.

Wordpress:

Bom, se você já chegou até aqui, é porque realmente quer começar o seu blog.
Agora é a hora de pensar em qual plataforma você vai hospedar o seu espaço. E essa é uma fase muito importante! É preciso escolher bem para não se arrepender depois e ter que mudar o endereço do seu blog por causa da plataforma e, assim, perder todo aquele trabalho feito anteriormente.

                “Camila Faria é joranlista e blogueira do Não Me Mande Flores, um espaço que tem um pouco de tudo! Começou a escrever em blogs quando foi convidada para escrever em um. Como parceria. Gostou tanto da idéia que criou um blog só seu!
                O blog da Camila é hospedado pelo Wordpress, que ela considera ser uma plataforma super clara e simples, ideal para o blogueiro que não quer perder muito tempo com a parte técnica. ‘É interessante porque existe a possibilidade de migrar para um domínio próprio usando a mesma plataforma, o que facilita bastante a vida’ disse Camila.”

Para quem procura uma hospedagem gratuita e com qualidade profissional, o wordpress é o lugar ideal!
Muita completa, disponibilizando diversas funcionalidades e sendo atualizada com freqüência – ou seja, tem sempre novidades fresquinhas para o seu blog -  o wordpress.com é simples e rápido, como já havia dito a Camila.

Para você conhecer um pouquinho mais desse espaço gratuito, abaixo estão algumas características do wordpress sobre o que ele oferece de design, facilidades e funcionalidades.

- Design: No wordpress.com você encontra uma grande variedade de temas para customizar o seu site. O único fator negativo dessa área é que não é permitido mudar as cores dos templates (temas), mas se você tiver alguns conhecimentos mais técnicos, poderá fazer pequenas mudanças. Porém, com a grande variedade que possui não é difícil encontrar um que agrade ao seu gosto.
Os temas prontos agilizam muito a criação do seu site. Além disso, todos os temas disponíveis no wordpress são bastante profissionais e permitem pequenas alterações.

- Facilidades: Algumas funcionalidades do wordpress vêm para facilitar a vida de quem está começando agora no mundo dos blogs. Como já falamos acima, o wordpress tem temas já pré-instalados, bastando apenas você escolher um e clicar.
Outras funcionalidades importantes são o anti-spam nos comentários, correção ortográfica automática, permissão pra instalar vários pluggins, estatísticas que informam ao blogueiro quantos acessos teve no dia, na semana, no mês, além de quais foram os posts mais visitados. Outra coisa legal é que o wordpress mostra da onde os visitantes vieram; por exemplo, se eles vieram através de um link em outro blog, no twitter etc.
Essas funções que o wordpress disponibiliza para os blogueiros são essenciais. Para quem  tem a intenção de divulgar seus trabalhos realizados e projetos futuros, precisa de um blog que mostre a sua audiência (quantos acessos tem, além de informações sobre o número de comentários e postagens feitas). Assim, você fica sabendo o que os seus visitantes gostam e preferem ler.

- Wordpress.org: o wordpress oferece também um espaço gratuito para pessoas que tenham blogs alojados fora da sua plataforma, ou seja, em outra empresa. Entretanto, é preciso ter um conhecimento mais avançado sobre alojamentos e técnicas.

- Serviço pago: O wordpress oferece também pacotes pagos que disponibilizam mais temas, além da possibilidade de editá-lo conforme o seu gosto. Outros pluggins ficam disponíveis e abre espaço para sua publicidade e para ganhar dinheiro com o blog.
* No próximo item haverá um comparativo entre os dois tipos.
Como Camila mesmo disse, essa facilidade é interessante, pois o blog pode crescer com o tempo e se tornar cada vez mais profissional e nada melhor do que uma plataforma que permita o seu crescimento sem precisar criar outro site ou comprar um domínio fora da plataforma para ter esse tipo de recursos.


Blogger:
O blogger (www.blogger.com) oferece suporte gratuito para a criação de um blog. Essa plataforma é para quem realmente está começando agora e ainda não tem previsões nem planos de ganhar dinheiro ou fazer o blog crescer muito. O blogger é bem simples e não permite muitas funcionalidades.

                Carmem é dona de casa e adora cozinhar. Querendo fazer parte do mundo da internet, para poder compartilhar receitas, técnicas e dicas culinárias, resolveu criar um blog. No caso de Carmem, o ideal é ter um blog no blogger.com, uma plataforma que atende muito bem a quem deseja somente compartilhar e falar sobre o que mais gosta.

- Design: O blogger.com permite que você escolha um tema e possui uma vasta disponibilidade de temas pela internet. Você também pode personalizar os temas dados pela plataforma, mudando a cor do fundo, a cor das letras de cada parte do blog, entre outros. O Blogger também permite que você arrume a sua página, ou seja, decida onde irá ficar cada elemento do blog. Por exemplo, você decidirá onde ficará o título do blog, as postagens, os seguidores etc. Existem temas disponíveis para o blogger na internet e a plataforma permite que você os utilize, entretanto apresentarão alguns erros.

- Funcionalidades: O blogger.com oferece poucas funcionalidades. Elas podem ser ampliadas caso opte por um domínio pago. O legal do blogger é que ele permite a criação de mais de um blog, ou seja, com uma mesma conta você pode ser dono de diversos blogs diferentes. O blogger aceita blogs de outras plataformas, permitindo que você troque (redirecione) o seu antigo blog para o blogger, mudando apenas o endereço e adequando-o às funcionalidades disponíveis.

D) Comparando as hospedagens do seu blog

Funcionalidades
Wordepress.com
Blogger.com
 
Mais de um blog por perfil
Sim (ilimitado)
Não
 
Painel de moderação
Sim
Sim
 
Mais de um moderador
Sim
Sim
 
Temas pré-instalados
Sim
Sim
 
Variedade de temas
Não possui muita variedade, mas permite que você personalize
Possui bastantes temas, mas pouco se pode personalizar
 
Salvar post sem publicar
Sim
Sim
 
Colocar imagens e vídeos nos posts
Sim
Sim
 
Programar data para postar textos já prontos
Não
Sim
 
Posts divididos em categorias
Não
Sim
 
Comentários
Sim
Sim
 
Notificação de comentários
Sim
Sim
 
Serviço de procura (search) dentro do blog
Não
Sim
 
Galeria de fotos
Não
Não
 
Estatísticas completas do blog
Não
Sim
 
Feed RSS
Não
Sim
 

Fonte: http://www.ojr.org/ojr/images/blog_software_comparison.cfm


E) Escolhendo um bom nome para o blog

                “Mauro Castro, blogueiro do TAXIGRAMAS, mostra que o nome do seu blog veio para ficar. TAXIGRAMAS mostra “de cara” sobre qual é o assunto do blog, além disso é um nome criativo e fácil de ser memorizado pelos internautas.
                Mauro dá a dica para quem está começando agora e precisa de um bom nome para o blog: ‘Um bom nome precisa ser original. Chamar a atenção e ser inusitado. Se reunir todas essas características, melhor.’ ”

                O nome do seu blog deve ter coerência com o objetivo do blog. Se o seu blog vai falar sobre algo específico, por exemplo, deverá ter o nome relacionado com o tema escolhido.
                É extremamente importante que o nome seja fácil de entender e objetivo. Nomes muito difíceis, muito longos ou que não mostram o objetivo do site tendem a ser esquecidos por quem os visita. Por isso invista em um nome criativo e fácil de memorizar.


O Visual do seu blog:

F) O que são temas?

Os temas (ou templates) dos blogs darão o aspecto e a organização do site, ou seja, são o desing, o visual do blog.
As plataformas gratuitas já oferecem temas prontos, que você só precisa escolher e clicar para ativar no seu blog.  Isso facilita muito na hora da criação do seu blog, pois se fosse necessário desenvolver um tema para o seu blog, essa etapa poderia durar semanas, além de exigir conhecimentos técnicos ou a contratação de um profissional para realizar essa etapa.


G) Criar ou usar um tema?

                “Bia Kunze, dona do blog Garota Sem Fio, começou utilizando os temas já prontos da sua plataforma de hospedagem gratuita, fazendo pequenas adaptações.
                Mais tarde, com o crescimento do blog e a necessidade de se concentrar mais no conteúdo do blog, Bia contratou uma agência para redesenhar o visual e cuidar da parte técnica.”

Como já foi dito anteriormente, um tema pronto pode ser muito útil se você quer rapidez e facilidade. Além disso, não exige conhecimentos técnicos. Entretanto, se você não gostou de nenhum tema disponível na sua plataforma de hospedagem e possui conhecimentos técnicos para desenvolver um design totalmente seu, vá em frente! O seu site ficará ao seu gosto e diferenciado, pois não existirá nenhum outro com o seu tema.


H) Onde encontrar temas grátis para Blogger e Wordpress?    

                O próprio Blogger.com e Wordpress.com já oferecem temas gratuitos para seus usuários. Porém, na internet tudo se encontra. Muitos designers desenvolvem novos temas e os disponibilizam gratuitamente.
                No wordpress é mais complicado utilizar um desses temas, pois é preciso a instalação do software wordpress. Já no blogger, qualquer site que disponibilize temas para essa plataforma é bem aceito.

                Segue uma lista de dites que disponibilizam

novos temas gratuitamente:




I) Como organizar o conteúdo?

                Cada tema vem com uma diagramação de conteúdo, ou seja, já disponibiliza os lugares onde cada parte do blog vai entrar – posts, perfil, links etc.
Sendo assim, basta você escolher a diagramação que junto com o visual, mais lhe agrada.
Você pode alterar os temas prontos, mas necessitará de alguns conhecimentos de HTML, CSS etc. Se você vai criar o seu tema é interessante deixar o design bem limpo e organizado. A organização do conteúdo deve, de preferência, dar destaque aos seus textos e colocar links e postagens antigas em listas separadas.

                Dessa forma, tudo fica no seu lugar e fácil do leitor entender. Tem quem prefira utilizar três colunas e até quatro, mas quando menos conteúdo aglomerado melhor será.
Outra área que deve ter certo destaque é onde ficarão os seus contatos – e-mail, Orkut, twitter, facebook (*mais para frente falaremos sobre isso). O importante de o contato estar visível para seus leitores é que podem surgir coisas importantes através dele: parcerias, anúncios, convites etc – o que serão oportunidades de fazer o seu blog crescer."








você está em: http://noticiashoje3x.blogspot.com

flo

http://blogdicasblogueiros.blogspot.com.br/

2 comentários:

Mensagem do formulário de comentário: